Caminho das Tropas
By admin | 4 Comments Toda a Serra Catarinense tem uma forte influência da cultura do “Gaucho”. Por aqui sempre passaram as tropas que desciam ao Litoral, levando bois e trazendo açúcar e farinha.
Esta influência pode ser facilmente reconhecida no modo de vestir do homem do campo, na lida campeira, no mate quente pela manhã, na hospitalidade das pessoas e nas tropeadas que ainda acontecem muito por aqui. Hoje não levamos tropas de bois, mas temos o mesmo espirito aventureiro que nossos antepassados tinham quando encaravam os paredões de pedra da Serra Geral.
Aqui uma grande parte das pessoas ainda tem o seu cavalo como um grande amigo, percorrendo com ele dezenas de quilômetros em um só dia, somente pelo prazer de estar em meio a natureza, apreciando a beleza dos campos e imaginando toda a história que já se passou sobre estas paragens.
Vários eventos acontecem durante o ano, os maiores são a Cavalgada da Radio Nevasca em São Joaquim, que ocorre no dia 28/07/2012 e o Diacavalo ao Pinguirito que sai de Bom Retiro e vai até Alfredo Wagner no dia 26/05/12. Ambos os eventos reúnem centenas de participantes de todas as idades em uma grande confraternização campeira.
Alguns grupos realizam durante o ano pequenas tropas como uma forma de rever os amigos, é o caso do Grupo Nativo Casco de Ouro, do qual faço parte. Todos os anos tropeamos de Urubici à Bom Jardim da Serra, são dois dias de tropa, sempre andando a uma altitude média de 1500 metros acima do nível do mar. Este ano vamos para a 14º Edição, neste tempo já encaramos de tudo, chuva, garoa, geada, neve e gelo, muito gelo, nada disso um dia nos tirou a alegria de estarmos juntos. Por isso neste Post coloco fotos destas nossas tropeadas, como forma de homenagem a estes campeiros.
Outra grande forma de manifestação desta linda cultura é a música. A região é muito rica na produção musical, com dois grandes festivais, a Sapecada da Canção Nativa em Lages e a Nevada da Canção em São Joaquim. Destes festivais já sairam grandes composiçoes e grandes músicos.
Um festival em particular me impressionou muito. Sonho antigo, do qual sempre quis participar e este ano tive o prazer de fotografar. É o Corredor de Canto e Poesia, um festival não destinado ao público, aonde se reúnem músicos e compositores durante um final de semana todo para criarem suas obras. Indescritível participar deste momento, acompanhando meus grandes amigos músicos, de Urubici e Região, cito entre eles o Rafael Vieira e Rafael Capistrano, de Urubici.
Bom, deixo à você interessado em conhecer a região, uma idéia do que poderá apreciar aqui além das belas paisagens, tenho certeza de que esta cultura não ficará invisível ao seus olhos.
Abaixo a Poesia “Mirada” de Lisandro Amaral, interpretada pelo grande Xiru Antunes que demonstra muito bem o que é ser Tropeiro.
Peguei esse post no Caminho das Tropas!
Dicas e sugestões para poetaestressado@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário